AAPEC usa mascote durante campanha de prevenção ao câncer de próstata em Governador Valadares
sexta-feira, 10 de maio de 2013Uma campanha da Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) vem dando o que falar no Leste do Estado de Minas Gerais. A campanha é desenvolvida nas cidades de Ipatinga, no Vale do Aço, e cidade Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e faz um alerta para o risco de câncer nos testículos e para a importância dos homens se prevenirem contra este tipo de câncer.
Mas o que tem chamado a atenção das pessoas é o mascote utilizado durante os eventos de divulgação da campanha: “o Sr. Testículos”. Assim como em Valadares e guia Ipatinga, o mascote também é utilizado nas ações da filial da AAPEC em Viçosa, na Zona da Mata.
Apesar de causar estranheza entre algumas pessoas, no site oficial da associação, o “Sr, Testículos” é definido como um mascote “alegre, lúdico e muito cativante, que leva informação e alegria para adultos e crianças, homens e mulheres”.
O “Sr. Testículos” foi apresentado ao público na 5ª Feira de Saúde na cidade de Governador Valadares e Cidadania de Porto Firme, no início de maio. Porém esta não foi a primeira vez que o mascote foi usado. Em 2012, a AAPEC utilizou o boneco no lançamento da campanha “Quem é amigo dá um toque”- uma ação também dirigida ao público masculino que tinha o objetivo de chamar a atenção para os aumento de casos de câncer entre os homens e desmistificar a realização do exame de próstata.
A campanha contava com a presença do mascote para ajudar a disseminar essa mensagem de conscientização do exame para um diagnóstico precoce da doença. Esta é a mesma intenção na campanha deste ano que alerta para o risco de câncer nos testículos.
Crítica
Em Valadares e Ipatinga muitas crianças e adultos posam para fotos ao lado do “Sr. Testículos”, fato que também gerou críticas. No entanto, no site oficial da AAPEC o boneco é bastante elogiado. “Com charme e elegância o mascote distribui sorrisos e abrilhanta a Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata e de Testículos”, diz a AAPEC em seu site.
Mesmo assim, a direção da associação está avaliando se o “Sr. Testículos” continuará estrelando a campanha e diz que informará a decisão em breve.
Fonte: G1